quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Apresentar a Educação e Aprendizagem estabelecendo uma ligação entre esses conceitos constitui-se num desafio, pois, o processo educacional culmina na relação existente entre esses dois processos tão fundamentais na qualidade de vida do ser humano e da natureza. No entanto, pode sim ocorrer a aprendizagem sem que haja educação, pois aprender difere de educar.

Conceitua-se educação como sendo o processo pelo qual o ser humano adquire conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnico ou especializado, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências no indivíduo.

Segundo Cortella (2008) o jovem de hoje quer não somente aprender, mas qualificar-se para o futuro.

“... o jovem de hoje descobre, cada vez mais cedo, que não basta apenas ser um bom aluno e tirar boas notas para garantir um futuro profissional de qualidade. Há uma série de habilidades e competências que devem ser desenvolvidas” CORTELLA (2008. A&E, p.13).

Esta educação pode ser realizada em estabelecimentos de ensino especialmente organizados para esse fim, como as escolas, a que denominamos educação formal; ou pela experiência cotidiana, por intermédio dos contatos com pessoas, leitura de jornais, revistas, livros, apreciação de pinturas, esculturas, filmes, peças musicais e de teatro, viagens e conferências, as quais dar-se o nome de educação informal.

A educação não se confunde com uma simples adaptação do indivíduo ao meio, pois é o processo vital de desenvolvimento e formação da personalidade deste indivíduo. É a atividade criadora e compreende o homem em todos os seus aspectos. Para Luckesi (2006) ensinar é dar condições de aprendizagem.

... Ensinar significa criar condições para que o educando efetivamente entenda aquilo que se está querendo que ele aprenda, educação inicia-se na família, continua na escola e se prolonga por toda a existência humana.” (LUCKESI,2006.p.133)

A finalidade principal da educação é aparelhar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigidas pela dinâmica da sociedade. A educação aumenta o poder do homem sobre a natureza e, ao mesmo tempo, busca prepará-lo para agir de forma conciliatória aos objetivos de progresso e equilíbrio social da coletividade a que pertence, muitas vezes tornando-o um cidadão consciente da realidade em que vive e capaz de agir, no intuito de transformá-la.

A capacidade de aprendizagem é comum a todo o ser vivente, tanto ao animal irracional como ao ser humano, criança ou adulto, representa uma adaptação ao meio e é necessária à sobrevivência de toda a criação. Luckesi (2006) afirma que “... Para que a aprendizagem se efetue os conteúdos precisam ser compreendidos e internalizados pelo educando”, ou seja, precisa haver significância. É preciso que o conhecimento adquirido seja iluminativo da realidade, é preciso que ele releve os objetivos como são em seus contornos, em suas conexões objetivas e necessárias, pois, só assim haverá conhecimento.

Em psicologia, define-se a aprendizagem como o processo de modificação da conduta por treinamento e experiência. Varia da simples aquisição de hábitos à de técnicas mais complexas. Como característica essencial do psiquismo humano, o ato de aprender difere do adestramento animal pelo seu caráter criador, dinâmico e intencional.

A motivação, a inteligência e a hereditariedade influenciam a aprendizagem, cujos elementos básicos são o estímulo, a resposta, o impulso e o reforço. Educar segundo Luft (2008) “... não é apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. Educar é, e deveria ser antes de qualquer coisa ensinar a pensar, pois, a educação diz respeito ao desenvolvimento humano em suas trajetórias de vida desde o momento de seu nascimento até sua morte.

ESEA – Especialização e Estudos Avançados

Jocilene Lima Alves, Lyllyan Simone Pereira de Almeida Castro, Viumarcia Miranda de Oliveira

REFERÊNCIAS

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar - 18 ed. – São Paulo: Cortez, 2006

Nova Enciclopédia Barsa. –São Paulo: Barsa Consultoria Editorial Ltda., 2001

Programa Reengenharia em Educação Científica – Módulo III. Ano 2009 – Pós Graduação Lato Sensu. .ESEA: Araguaina - Tocantins

Revista A&E, Atividades e Experiências. Positivo, Ano 9 – nº 1. Março 2008.p.13

VISITANTES

MEU CURRÍCULO LATTES

http://lattes.cnpq.br/9146837919555376

pesquisa do google

Google