quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Usos da Avaliação – Capitulo 11 do livro Gerenciando a escola eficaz. - Resumo Crítico


Palavras chave: avaliação, processual, formal, Instituição, obrigação, qualidade, professor e aluno.
O tema Avaliação foi tratado pelos autores como instrumento de aprendizagem e aprimoramento e abordada como controle de qualidade da escola. O assunto aponta a problemática de escolas e corpo docente, de como avaliar e quais as formas de avaliação que permita uma avaliação justa e eficaz. Os mesmos criticam aplicação de testes como instrumentos de avaliação e apresenta outras formas de avaliar a exemplo de acompanhamento do professor, avaliação bimestral, sinalização dos resultados e progresso e comunicação com os pais. Esta avaliação poderá ser de processo, conteúdos e afetiva e individual. Neste texto nos cabe uma reflexão juntamente com os autores da necessidade e da importância da avaliação parcial, de forma que o educador poderá perceber antecipadamente dúvidas e necessidades de aprendizagens necessárias de seus alunos, o que facilitará o seu trabalho em sala de aula. Além desta avaliação de processo apresentada pelos autores faz-se necessário ao educador antes de suas atividades fazer uma avaliação diagnóstica o que lhe permitirá analisar o nível de aprendizagem de seus alunos e/ou descobrir os conhecimentos prévios da turma. Além da avaliação formal os autores também apresentam sugestões de avaliação eficaz e uma tabela com os principais tipos de avaliações usados nas escolas. Também chama a atenção para que esta avaliação seja tratada como controle de qualidade da escola e como ela avalia consistente com o PDE e a Proposta Pedagógica. É importante que a escola esteja atenta a estas questões, partindo do principio que a avaliação não é solta e sim deve ser articulada e coerente com o Projeto Pedagógico da escola.

A avaliação eficaz é o que vai excluir ou incluir o aluno na escola e na sociedade. Os autores em seu texto procuraram trazer para os leitores o assunto de forma clara e objetiva tipos de avaliação através de tópicos, notas, conceitos, tabelas, comentários e colocando como sendo uma obrigação a serem cumpridas pela escola eficaz. No último capítulo o assunto foi dividido em três tópicos para abordar a avaliação Institucional pelo qual os autores chamam a atenção que a avaliação não deve ser apenas para os discentes mais que haja a avaliação institucional através de avaliação externa, avaliação externa e de resultados dos alunos e avaliação externa e de desempenho profissional. O texto foi coerente e os autores puderam apresentar de forma clara e objetiva que a avaliação não pode ser apenas professor X aluno, mais para que a escola torne-se eficaz a avaliação também deverá ser aluno X professor; comunidade X instituição; professor X professor; e Instituição X Instituição. Desta forma tanto os profissionais quanto os seus processos deverão ser avaliados bem como a Instituição como uma pratica pedagógica da escola o que permitirá rever erros, através de uma avaliação paralela e processual, evitando desgaste com recuperação no final do ano letivo. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA: Bahia. Gerenciando a escola eficaz: conceitos e instrumentos. 2 ed. Salvador: Secretaria de Educação, Fundação Luis Eduardo Magalhães, 2004

Avaliar é acolher - Resumo crítico


Avaliar é acolher- texto de Warlen Fernandes Soares Marques.


Palavras chave: aluno, acolher, opinião, auto-estima, avaliar, reflexão

Neste texto Warlen faz uma reflexão sobre o ato de avaliar, acerca da maneira como o processo de avaliação da aprendizagem ocorre em nossas escolas. O autor dividiu o texto em dois tópicos, o primeiro apresentando a avaliação como forma de acolhimento, aconchego ,transformando desta forma a avaliação como ferramenta que indica muito mais o que o aluno não aprendeu, mexendo com sua auto-estima e despertando sua autocrítica. De acordo com Warlen o aluno através desta acolhida, seria fomentado nas suas aprendizagens, e despertando um olhar positivo que ele tem para consigo. O que seria um perigo tratar a avaliação desta forma, porque sabemos que não somos iguais ao nos criticarmos, o que poderia causar uma auto critica totalmente destrutiva,e ao invés de acolher este aluno poderia se excluir do grupo por sentir-se incapaz. No segundo tópico a avaliação também vem como forma de acolhida mais agora através de opinião entre a prática de ensino e de aprendizagem, chamando o professor a se avaliar ao avaliar, desta forma ele teria a oportunidade de observar se a sua avaliação está coerente com a forma em que foram distribuídos os conteúdos e se permitiu ao aluno uma aprendizagem eficaz.

O texto é pequeno e no ultimo parágrafo o autor encerra fazendo suas considerações finais dizendo que apenas buscou chamar a atenção para uma reflexão sobre o ato de avaliar, sinalizando que o dialogo entre o dito e o efetivado carece reflexão o que me deixa a vontade a concordar com o autor de que o dialogo é importante, mais deve ser cauteloso porque nem todos estão preparados a serem avaliados de tão forma, nem sempre a opinião fará efeito, num ou no outro não deixando de ser importante, apenas é chamada a reflexão pelo autor quanto à cautela na aplicação desta forma de avaliar. Finalizando Warlen deixa claro que a proposta e a aposta maior da educação deverá ser em nosso aluno,enquanto ser infinitamente capaz de aprender e apreender.Ou seja é preciso além de apoderar nosso aluno,também empoderar

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CONSUMISMO ISTO PODE SER UMA DOENÇA - SEJA UM CONSUMIDOR CONSCIENTE!

PROCURE OBSERVAR A IMPORTANCIA DE SER UM CONSUMIDOR CONSCIENTEE NÃO UM CONSUMISTA INVETERADO SEM SE PREOCUPAR COM ASAUDE DO NOSSO PLANETA. NESTE NATAL SEJA CONSCIENTE!

VISITANTES

MEU CURRÍCULO LATTES

http://lattes.cnpq.br/9146837919555376

pesquisa do google

Google